segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Entrevista: proctologista Dr. Miguel Arcanjo fala sobre hemorroidas e tipos de tumores na região retal
Gerais

Entrevista: proctologista Dr. Miguel Arcanjo fala sobre hemorroidas e tipos de tumores na região retal

 

Os jornalistas Jordan Bezerra e Josley Oliveira entrevistaram, no programa ‘Conexão com a Notícia’, nesta segunda-feira (27), o proctologista e cirurgião geral Dr. Miguel Arcanjo, que respondeu questionamentos dos ouvintes e dos apresentadores e tirou dúvidas e esclareceu sobre sua especialidade médica. Ele falou sobre as doenças que acometem o intestino grosso, o reto e também sobre hemorroidas e os devidos tratamentos e cirurgias.

 

Dr. Miguel falou dos cinco tipos de tumorações que podem surgir na região anal. Ele explicou cada tipo e falou das complicações que podem surgir caso não sejam tratados adequadamente.

 

“Quando os pacientes têm alguma tumoração, uma saliência anal, logo é rotulado como hemorroida. Mas normalmente as pessoas generalizam, pois acham logo que é hemorroidas. Mas existem cerca de cinco tipos diferentes de tumorações anais. Existe o Plicoma, o Câncer anorretal, a fístula, a fissura anal, e suas variações. Mas é preciso procurar um especialista para identificar o tipo e buscar o tratamento específico e ideal”, explicou o médico.

 

Um ouvinte questionou se havia a possibilidade de pegar hemorroidas de outras pessoas. Segundo Dr. Miguel, esse tipo de doença não é contagiosa e explicou possíveis causas de hemorroidas.

 

“Existem vários tabus e mitos sobre a hemorroida. Mas são varizes que não pegam, não são transmissíveis. Não passa de uma pessoa para outra. Mas as superfícies mais quentes podem causar incômodo. A constipação intestinal passa maltratando as hemorroidas, as veias, e as fezes maltratam o canal do ânus, o que causa as saliências. O uso de gorduras também pode causar hemorroidas, o que pode acometer quase 100% das pessoas”, disse o médico.

 

Dr. Miguel falou sobre o diagnóstico de hemorroidas e doenças relacionadas. Ele disse que é fundamental para identificar o tipo de tumoração e anomalia na região retal.

 

“O diagnóstico é feito através de um exame proctológico, onde o paciente é colocado em posição proctológica e o médico vai analisar para ver quais são as características. Após isso, o médico realiza o toque retal, para avaliar se há tumoração ou saliência. Em seguida, o médico irá realizar uma anuscopia, para analisar toda a parte interior do reto, para ver o que está causando os incômodos”, explicou Dr. Miguel.

 

Dr. Miguel falou ainda sobre a constipação, popularmente conhecida por ‘prisão de ventre’. Segundo ele, este problema pode ser causado por erros alimentares, na maioria das vezes, causando patologias intestinais. Ele disse ainda que a constipação não pode causar câncer no intestino.

 

Dr. Miguel Arcanjo atende no Empresarial Medical Center, na rua Fenelon Bonavides, 705, 2º andar, próximo ao Terreiro do Forró. Para agendar uma consulta, ligar para o contato: (83) 3421-3481.

 

Blog do Jordan Bezerra

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...