segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Opinião UMA POR DIA… Geração de PacMans
Opinião

UMA POR DIA… Geração de PacMans

 

As redes sociais ganharam uma dimensão de proporções sem fim, quando da divulgação da cena cotidiana. 

 

 Nada parece escapar aos flashs desses pauteiros/atores da (in) realidade, que através dos aplicativos divulgam os acontecimentos comezinhos e de si mesmos.

 

 Há que se considerar a evolução tecnológica que associada à essa nova cultura de convergência (crossmidia e transmidia), cria uma legião de cidadãos-repórteres e influenciadores digitais.

 

A espetacularização do Eu/self acontece antes mesmo do café da manhã. E tudo é descartável, pois as novidades se sucedem à atualização das páginas. 

 

A relação velocidade versus conteúdo não predispõe uma seleção, visto que o barato é consumir, para não perder a vibe. E haja emojis; #partiufesta; o “foratudo”; a fotinha na academia; o gif pornô, a corrente religiosa; o “tem blitz?”; stories e mais stories… 

 

Nada escapa sem a devida providência do registro, quer seja: humor ou tragédia. O foda (Ops!) é que ninguém mais sabe o que é verdade.

 

Não há razão de apurar o que houve já que a motivação é mesmo “quebrar a internet”. Quanto mais acessos mais populares ficam os propagadores do absurdo-Pinóquio. E nós somos uma fake news. Lembram o slogan: Aconteceu virou manchete? Hoje é: “Posta no feed, vai que viraliza”.

 

Outra figurinha ambientada na internet é o falso moralista, vez por outra é pego compartilhando nudes e fotos sem noção. De repente, uma mulher gostosa (putz); e, em seguida: – “Foi mal, grupo errado”. (Você apagou esta mensagem).

 

O mundo é agora um big brother, sob o pretexto de conectar pessoas… – fazemos parte de todas as tribos, sem pertencer a nenhuma.

 

Estamos brincando de inverter valores. Escondendo-nos por trás de filtros. Essa exposição exacerbada está fazendo surgir uma geração de seres androides, feito Pac-Mans que consomem e vomitam a mesma mensagem, sem o mínimo pudor… – Aliás, pudor?

 

Misael Nóbrega de Sousa

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Padre Fabrício celebra 16 anos de evangelização realizados com Amor – por Jordan Bezerra

  O padre Fabrício Dias Timóteo, que pertence à Diocese de Patos,...

Umas e Outras

  Nabor Wanderley vai entregar à população patoense um verdadeiro cemitério de...

Três anos de saudades de meu pai, Miguel Lilioso, por Jordan Bezerra

  Hoje, 5 de abril de 2024, a saudade se renova em...

Futebol de Patos precisa de um Aldeone Abrantes – Por Jordan Bezerra

  Quem acompanha o futebol de Patos está se questionando sobre o...