Lar Gerais Meteorologista Rodrigo César Limeira diz: “basicamente 80% das minhas previsões se confirmaram em 2019\”
Gerais

Meteorologista Rodrigo César Limeira diz: “basicamente 80% das minhas previsões se confirmaram em 2019\”

 

O Programa Conexão com a Notícia, comandado pelos jornalistas Jordan Bezerra e Josley Oliveira, que é transmitido pela Rádio Conexão FM 104.9, de Santa Terezinha, recebeu nos estúdios, nesta sexta-feira, dia 3 de maio, o meteorologista e físico Rodrigo César Limeira.

 

Ele falou sobre diversos temas, sobretudo a respeito das previsões que ele fez no início do ano sobre as chuvas e o período de inverno no sertão paraibano, que, segundo ele, foram comprovadas em 80% do que foi analisado.

 

“Basicamente 80% do que foi previsto no começo do ano se confirmou. Eu disse que seria um ano que iria encher muitas barreiras, um ano de chuvas que iriam formar muitas pastagens no interior do estado, mas que seria um período de chuva muito irregular. Quando terminar este período chuvoso, que for contabilizado, a maioria dos municípios do semiárido da Paraíba vai ter chovido abaixo da média este ano. Então foi dentro do previsto; na prática, o efeito deste período chuvoso, confirmou aquilo que eu dizia no começo do ano”, lembrou o meteorologista.

 

Rodrigo relembrou algumas de suas previsões desde o ano de 2012 até os dias atuais. Segundo ele, poucas vezes houve confusão, pois estudou bastante para acertar nas previsões.

 

“A precipitação pluviométrica no semiárido é irregular mesmo. Mas nós tivemos um componente a mais neste ano, que foi o ‘El niño’. Então de 2012 para cá, nós temos uma nova conjuntura, que era o seguinte: antes de 2012 nós tínhamos açudes com muita água, que eram os monitorados pelo estado da Paraíba, que são 129. Depois de 2012 o Atlântico Sul na altura da costa do Nordeste começou a esquentar abaixo do normal ano após ano, então nós tivemos problemas com chuvas em 2012, 2013 e em 2014 em já indiquei um inverno melhor para a região de Patos, que se confirmou, e, para o semiárido, chuvas melhores. Em 2015 e 2016 indiquei chuvas muito irregular pois o ‘El niño’ estava de volta, em 2017 e 2018, errei a quantidade de chuva em 2017, mas acertei as outras previsões e em 2018 indiquei inverno de normal abaixo da média”, destacou Rodrigo César Limeira.

 

De acordo com o meteorologista, existe um fenômeno que antecede o ‘El niño’, que não pode ser previsto, mas é responsável por provocar algumas exceções no período de inverno.

 

“Existe um fenômeno que é comum em ano de ‘El niño’, que é chamado de Convecção Localizada, que não é possível prever. Esse fenômeno aconteceu em Catingueira, em Cacimba de Areia, em Passagem, que fez chover acima da média, não tem como prever. Mesmo em anos em que chove na maioria das localidades abaixo da média algumas chegam a se sobressair, e chegam a ter chuvas acima da média. Mas a maioria, o padrão é na média ou abaixo da média no semiárido da Paraíba esse ano”, assegurou o meteorologista.

 

Blog do Jordan Bezerra 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...