Nesta sexta-feira (22), aconteceu o Seminário Paraibano do Artesanato, no auditório do Sebrae, em Patos. O evento reuniu personalidades importantes do estado e do município, como a primeira-dama e presidente de honra do evento, Ana Lins, a secretária de Desenvolvimento e Articulação do Estado, Ana Cláudia Vital, o prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, o deputado Estadual Nabor Wanderley e Germana Alencar, representando o deputado estadual Dr. Érico Djan.
O objetivo do evento foi de discutir e proporcionar melhorias para os artesãos e artesãs paraibanos, bem como apresentar um projeto de desenvolvimento da categoria no município, com a aquisição de apoio financeiro e a construção do Centro de Artesanato Patoense, além da reforma da antiga Praça do Coreto II, no centro da cidade, que terá adequações para a comercialização de artigos manufatureiros e artesanais, com o intuito de fomentar a cultura pelo estado, gerando cada vez mais emprego e renda para estes profissionais.
A presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), a primeira-dama Ana Lins, falou da felicidade em poder estar participando desse evento, além de destacar a importância das parcerias para o crescimento do segmento.
“É o artesanato que ajuda a preservar as nossas tradições e identidades da nossa nação. É na arte popular que se inserem vários elementos culturais extraídos do cotidiano do homem, que através de suas mãos mostram suas emoções vindas da alma. Nossa missão será de promover o desenvolvimento sustentável do artesanato paraibano, para que seja reconhecido nacional e internacionalmente”, afirmou a primeira-dama.
A secretária de Estado de Desenvolvimento e Articulação Municipal e do Pacto Social, Ana Cláudia Vital, pontuou a importância do Seminário do Artesanato para toda a região de Patos.
“Deste quarta-feira, o governo do estado tem valorizado a Semana do Artesão Paraibano, com as etapas do seminário, prestando uma homenagem a todos. Esta tem sido uma determinação da primeira-dama e do governador, João Azevedo, de que, através de iniciativas como esta, nós estaremos junto a vocês, que representam um segmento tão importante para a economia sustentável, solidária”, destacou Ana Cláudia.
Nabor Wanderley (PRB), deputado estadual na Paraíba, destacou a importância da presença do Estado no evento, pois fomenta a cultura do artesão de Patos e região.
“Esta é uma forma de o governo mostrar a importância do artesanato para a Paraíba e o fomento da geração de emprego e renda dessa categoria. Temos aqui centenas de pessoas que vivem do artesanato e que precisam deste apoio do governo”, destacou o deputado.
O prefeito de Patos, Bonifácio Rocha (PPS), reconheceu a relevância do artesanato patoense e as parcerias com o governo do estado para alavancar cada vez mais este segmento.
“Sabemos que é um segmento da sociedade que aflora a inteligência das pessoas, através do artesanato. Então é uma categoria que deve ser valorizada pelos poderes públicos. Portanto, a prefeitura apoiará com ênfase este setor tão importante para a cidade de Patos e região. Parabenizo o governo do estado pelo apoio aos artistas do artesanato”, disse o prefeito.
Veja a programação Seminário do Artesanato Paraibano:
8h30 – Café de Boas-Vindas;
9h – Abertura com a primeira dama do estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Sales Lins; Bonifácio Rocha Prefeito da cidade de Patos; Lamarck Leitão, Secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Patos e a gerente do Sebrae em Patos, Anna Estefania;
9h30 – palestra: “O Poder da Ação – Como o artesão pode movimentar um Negócio de Sucesso?” – Priscilla Araújo – Gerente de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Patos;
10h30 – palestra “o artesão na era da transformação digital” – Ismael Nóbrega – técnico do Sebrae PB;
11h10 – debate;
11h30 – palestra: “PAP PB – novas diretrizes e estratégias para o desenvolvimento sustentável do Artesanato Paraibano” – Marielza Rodriguez – Gestora do PAP PB;
12h30 – debate;
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário