A reportagem do Blog do Jordan Bezerra esteve, na manhã desta terça-feira (05), na Barragem Farinha para verificar a atual situação hídrica do reservatório e também, atendendo a denúncias de internautas, para verificar se havia possíveis fissuras na parede da barragem. Eles informaram que as rachaduras estavam causando infiltrações. Este importante manancial é um dos responsáveis pelo abastecimento de água da cidade de Patos-PB.
A barragem foi inauguração em 23 de fevereiro de 1975 e foi construída pelo então governador da Paraíba, Ernany Sátiro. Sua capacidade hídrica é de mais de 25 milhões m³ de água. Hoje ele se encontra com quase 23%, ou seja, pouco mais de 5 milhões.
Nossa reportagem falou com o responsável pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), na cidade de Patos, o senhor Mozart Marques, que explicou a atual situação. Segundo ele, AESA está monitorando a situação da barragem da Farinha, que está tudo tranquilo, pois já houve uma avaliação técnica.
Conversamos também com Francisco Leunam Holanda Lins – Gerente Executivo de Recursos Hídricos da Secretaria de Infraestrutura do Estado. Segundo ele, a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, que comanda os serviços na barragem, respondeu uma solicitação do Ministério Público do Estado, que pedia explicação sobre os riscos que a sociedade patoense temia quanto às fissuras no manancial, isso foi em dezembro de 2018. Foram feitos os laudos técnicos da barragem e não existe nenhum perigo de a barragem se romper.
“Respondemos à solicitação do Ministério Público, baseado nas análises técnicas, não existe nenhuma chance da barragem se romper. A população patoense pode ficar tranquila, o que existe são pequenas fissuras, que só poderão retiradas quando a barragem encher, a empresa responsável já concluiu 90% dos serviços”, afirmou o engenheiro Francisco Lins.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário