Nesta segunda-feira, 27 de janeiro, é dedicada ao Dia do Orador, pessoa que apresenta e representa discursos para um determinado público, e que também pode ser traduzida como a arte de falar em público.
A oratória é a arte de falar em sintonia, acordo mútuo ou reciprocidade. Em Psicologia é o estado de quem se encontra em correspondência ou harmonia com o meio, seja ele auditório, platéia, reunião, que no conjunto das ações do dia a dia corresponde ao conjunto de ouvintes que assiste a algum discurso, composto por três elementos importantes em sua estrutura: emissor, a mensagem e o receptor.
O orador é aquele que induz, o emissor da mensagem, tendo a sua frente os ouvintes, e para que seja ouvido deve entrar em sintonia com o auditório, além de captar o ponto médio dos ouvintes para trabalhar em cima dele.
O jornalista e consultor de marketing Morib Macedo, entrou em contato com o Blog do Jordan Bezerra e escreveu a frase: “privar um com orador de sua fala, é reproduzir a plenitude da alma”.
A frase de autoria de Joaquim Nabuco, um dos maiores oradores, escritores, diplomatas e pensadores da história brasileira, reproduz o sentimento de Morib e de muitos que dominam a arte de falar para o público, nas suas mais variadas formas de comunicação.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário